CAPIM restaurante

CAPIM restaurante
vista geral do salão

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Molho de tomate

Boa parte das pessoas que conheço reclama de fazer compras no supermercado. Comigo é o contrário. Uma das coisas que mais gosto nesta vida de chef é fazer as compras no supermercado, no mercadinho ou direto na horta. Coisa de interior. 


O meu preferido é escolher os tomates rasteiros bem vermelhos para fazer o molho fresco. Passo os tomates no mandolim e coloco na fervura com tomilho, manjericão, louro, orégano, salsa e alecrim.  O segredo fica por conta do açúcar orgânico que corta a acidez. A mágica fica por conta do calor que transforma a fruta fresca em molho denso e aromático. O cheiro toma conta da cozinha...


Este cheiro, não sei o porque, me faz lembrar os tomates que vi no mercado da Rue Cler em Paris. Se você foi em Paris e não deu uma parada na Rue Cler, então você não viu Paris como os locais. Ao contrário da maioria de nós brasileiros, o francês tem algo de cultural com  fazer compras no mercado e ter tudo sempre bem fresco e em pequena quantidade em casa. Esta rua sem tráfego de carros entre a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo é uma verdadeira ode ao bem comer com vários mercadinhos e boulangeries.


Fica a dica!








Nenhum comentário:

Postar um comentário